VOLTAR

PF cumpre reintegração de posse em área ocupada por índios em Olivença

Correio* - correio24horas.globo.com
21 de Out de 2008

Na manhã desta terça-feira (21), a Polícia Federal (PF) cumpre um mandado de reintegração de posse na aldeia Tupu, em Olivença, distrito de Ilhéus a 452 km de Salvador. Cerca de 100 índios Tupinambás habitam o local, onde antigamente funcionava uma empresa de compra e processamento de cacau.

Segundo informações da TV Santa Cruz (afiliada da Rede Globo), a operação está ocorrendo de forma pacífica em Olivença. Mas, durante a tarde de segunda-feira (20), cerca de 600 nativos entraram em confronto com os policiais federais durante a reintegração de posse em uma aldeia Tupinambá, na região de Buerarema, a 458 km da capital baiana.

A área ocupada compreende três fazendas com cerca de 12 hectares. Durante a ação, um índio de 73 anos ficou ferido e foi encaminhado, sem gravidade, para o Hospital Municipal.

Existe uma liminar da Justiça solicitando a reintegração de posse das terras ocupadas pelos índios.

A operação da PF, chefiada pelo pelo delegado Rodrigo Bastos, tem como objetivo apaziguar possíveis conflitos entre índios e fazendeiros. Cerca de 130 policiais trabalham na região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.