VOLTAR

PF combate venda de álcool em terra indígena no AP

Notícias Terra - http://migre.me/d06j
01 de Dez de 2009

A Polícia Federal (PF) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) deflagraram no Amapá a Operação Presença, com o objetivo de fiscalizar e evitar a venda de bebidas alcoólicas nos arredores da terra indígena Waiãpi, a cerca de 295 km de Macapá. A ação, realizada entre os dias 25 e 28 de novembro, também teve como foco registrar as armas de caça existentes na comunidade.

Segundo a PF, proprietários de bares e estabelecimentos comerciais nos arredores das aldeias foram notificados para que não forneçam álcool aos indígenas não integrados à civilização nacional que residem na comunidade. O Estatuto do Índio (Lei 6.001/73) proíbe a disseminação de bebidas alcoólicas nos grupos tribais ou entre índios não integrados e prevê pena de seis meses a dois anos de detenção para quem cometer o crime.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.