VOLTAR

PF apreende flechas e cocares indígenas

Gazeta do Acre-Rio Branco-AC
20 de Mai de 2004

Deflagrada desde o dia 13 de maio deste ano, a Operação Pindorama visa combater o tráfico internacional de animais silvestres. No Acre, o alvo principal da operação são os estabelecimentos comerciais especializados em artigos indígenas, segundo a Polícia Federal. A PF, após blitz realizada no comércio, apreendeu flechas, cocares, bolsas e materiais feitos com penas, dentes e materiais.

O Acre, foi um dos três Estados, ao lado do Amazonas e Roraima, que não tiveram mandados de busca e apreensão dirigidos a comerciantes e intermediadores de produtos indígenas, adquiridos e comercializados ilegalmente, enquadrando-se no artigo 29 da lei 9609/98 e artigos 180 e 334 do código Penal, no caso de produtos enviados ao exterior.

"Aqui no Estado foram inspecionados diversos estabelecimentos comerciais que trabalham com materiais indígenas. A autoridade policial ficou incumbida de realizar investidas e apreender todo material exposto à venda que estivesse relacionado com animais silvestres e produtos advindos dos mesmos, co-mo flechas, apitos, bolas e cocares confeccionados com penas, dentes, pêlos", informou o assessor da Polícia Federal, Luís Carlos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.