VOLTAR

PF apreende dez armas em aldeias indígenas no ES

G1 - http://g1.globo.com/
20 de Mai de 2009

A Polícia Federal (PF) apreendeu dez armas e munições durante uma operação em duas aldeias indígenas em Aracruz (ES), nesta quarta-feira (20). Ninguém foi preso na ação, que foi acompanhada por representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e pela Polícia Militar.

O delegado da PF Fernando Amorim, responsável pelas investigações, explicou que houve um aumento no número de ocorrências de furtos e assaltos nas aldeias Caieiras Velhas e Irajá, de índios da etnia tupiniquim. As investigações ainda apontaram indícios de tráfico de drogas e prostituição dentro das aldeias.

"Fizemos um levantamento de todos os moradores das aldeias para tentarmos localizar o foco de criminalidade. Cumprimos mandados de busca em apreensão em seis residências, onde encontramos as armas. Nenhuma quantidade de droga foi apreendida", afirmou Amorim ao G1.

Segundo o delegado, a PF vai investigar se as armas eram utilizadas para caça dos índios ou foram usadas em crimes.

Os materiais apreendidos foram encaminhados à sede da Policia Federal em Vila Velha (ES), onde ficarão à disposição da Justiça. A Polícia Militar informou que vai passar fazer o policiamento nas aldeias.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.