VOLTAR

Petrobrás testa injeção de CO2

OESP, Economia, p. B7
30 de Set de 2009

Petrobrás testa injeção de CO2

Nicola Pamplona

A Petrobrás começa a testar em outubro um esquema de injeção de gás carbônico (CO2) em reservatórios petrolíferos que pode ser usado no pré-sal. O teste será no Campo de Miranga, na Bahia, com o objetivo de ampliar o fator de recuperação do petróleo usando CO2 adquirido de uma grande indústria da região. "O projeto foi planejado antes, mas agora será um teste importante para o pré-sal", afirmou a gerente de engenharia de produção da companhia, Solange Guedes.

Miranga é um dos maiores campos terrestres do Brasil, com produção média de 10,5 mil barris de óleo equivalente por dia no segundo trimestre de 2009. A ideia é ampliar esse volume com a injeção de CO2, aumentando a pressão do reservatório. Caso o projeto seja bem-sucedido, diz Solange, pode ser estendido a outros campos da Bahia.

A alta concentração de CO2 é um dos maiores desafios a serem enfrentados no desenvolvimento do pré-sal. Além do alto poder corrosivo do gás, há o problema ambiental, já que a emissão do gás contribui para o aquecimento global.

OESP, 30/09/2009, Economia, p. B7

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.