VOLTAR

Petistas debatem políticas públicas para Amazônia

Brasil Norte-Boa Vista-RR
Autor: IVO GALLINDO
14 de Abr de 2003

A cúpula do PT do Norte está reunida desde ontem no Amazonas: propostas serão apresentadas ao presidente Lula

Flamarion Portela foi um dos debatedores do amplo encontro que está sendo realizado até hoje pelos petistas sobre a Amazônia

O Partido dos Trabalhadores está realizando desde ontem em Manaus (AM), o II Fórum do PT da Amazônia, reunindo as principais lideranças nortistas e parte dos dirigentes nacionais. Abre, assim, uma amplo canal de discussão com as bases, buscando consolidar projetos, de forma articulada, voltados ao desenvolvimento sustentável da região Amazônica, bem como o crescimento partidário nos estados do Norte.
O encontro acontece no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, englobando dois temas: Desafios da Amazônia no Governo Lula e os Desafios do PT na Amazônia.

A abertura foi feita pelo presidente nacional petista José Genoíno. Estão presentes, entre outras autoridades, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o governador Flamarion Portela; e o presidente local do partido, Titonho Bezerra.
Em sua explanação, Flamarion Portela salientou ser essencial o visível compromisso do PT com o Projeto de Reconstrução do País. "Roraima teve a prova de que o Governo Federal não dará as costas aos seus problemas, pois sabe que temos políticos e cidadãos alinhados como o projeto maior de bem-estar de um povo, através de programas públicos voltados realmente aos anseios da população", ressaltou o governador.

Debates
Durante o primeiro dia do evento, os petistas deram ênfase aos primeiros dias do governo Lula, ressaltando o seu poder de aglutinação demonstrado junto ao Congresso Nacional e nas mais variadas esferas da sociedade organizada. Citaram também os sinais de evolução do país neste início de gestão, especialmente a redução do risco Brasil e a queda do clima de terror que alguns grupos buscavam imputar ao PT.
José Genoíno destacou a forma como o presidente Lula vem adotando sua política externa, mantendo bons relacionamentos com os países já visitados ou consultados.

Outro ponto enaltecido pelo petista foram ações rápidas e efetivas na busca de soluções emergenciais aos problemas brasileiros, tais como as queimadas em Roraima e a intervenção federal militar no Rio de Janeiro, no combate ao crime organizado.
"Não somos o governo do PT, somos o governo dos brasileiros. Queremos consolidar desenvolvimento sustentável com equilíbrio social e, acima de tudo, criando uma consciência ética e comprometida como o futuro do Brasil", frisou José Genoíno. Além da conjuntura política, discutiu-se ações Agrárias, Florestais e de Minas e Energias na Amazônia: posicionamentos em defesa de atenção especial à região.

Programação
O encontro se estenderá até às 18 horas de amanhã - sábado 12. Pela manhã será apresentada a síntese do dia anterior e debatidos os reais desafios do Partido dos Trabalhadores na Amazônia, além de sua organização e perspectivas eleitorais, finalizando o estudo da estrutura e coordenação regional. Ao término deste fórum será emitido um relatório com o balanço das discussões e sugestões.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.