VOLTAR

Pesquisadores registram 102 baleias franca em vôo de monitoramento

ICMBio - www.icmbio.gov.br
17 de Set de 2010

Pesquisadores do Projeto Baleia Franca realizaram, nesta quinta-feira (16), o segundo vôo de monitoramento da temporada no litoral de Santa Catarina com o objetivo de censo, catalogação e análise de distribuição da espécie em águas brasileiras. As observações resultaram no registro de 102 indivíduos, dos quais 36 eram pares de fêmeas com filhotes, além de outros 30 animais adultos.

A atividade de monitoramento aéreo foi acompanhada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e contemplou o litoral entre Xangri Lá (RS) e Florianópolis (SC), com destaque para a concentração de cetáceos na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, que se estende do Balneário Rincão (SC) ao sul da capital catarinense. O trabalho integra o Programa de Monitoramento das Baleias Franca no Porto de Imbituba e adjacências.

"Setembro é o mês em que temos o pico de avistagens da espécie na região. Isto porque tanto as baleias que chegaram no início da temporada, em julho, quanto as que vieram um pouco mais tarde, estão presentes em nosso litoral. A partir de outubro, elas começam sua viagem de volta às águas geladas do Pólo Sul, onde ficam as áreas de alimentação. Santa Catarina e, principalmente, as cidades compreendidas pela APA da Baleia Franca, correspondem a um berçário da espécie, pois servem como zonas de reprodução em função das enseadas serem protegidas por encostas e proporcionarem segurança para atividades de acasalamento, procriação, amamentação e preparo dos filhotes", explica a diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch.

De acordo com Karina, o número já era esperado. "Estes 102 exemplares que registramos neste voo representam uma importante amostragem do total de baleias que vieram para o Brasil neste ano e este número já era estimado por nós, considerando o ciclo reprodutivo trianual da espécie. Em 2007, por exemplo, registramos 114 indivíduos no sobrevoo de setembro", disse.

O diferencial para o sobrevoo, conforme a bióloga, foi o grande número de avistagens entre Jaguaruna e Laguna, praias do litoral sul de Santa Catarina. "Tivemos 38 baleias franca registradas entre o Camacho, em Jaguaruna, e o Mar Grosso, em Laguna, com destaque para a concentração nas praias da Galheta e do Ipoã, ambas nas proximidades do Farol de Santa Marta", informou Karina. Outro destaque foi a quantidade de baleias manchadas registradas no voo. "Foram dois semi-albinos adultos e seis baleias com manchas brancas e cinzas no dorso", completou a bióloga.

O monitoramento do Projeto Baleia Franca continua em pontos fixos a partir de terra, localizados entre Torres e Florianópolis. As atividades do Projeto Baleia Franca também englobam a publicação de trabalhos científicos, atividades de educação ambiental e orientação às embarcações turísticas durante a temporada de observação.

Além disso, a ONG tem representatividade na Comissão Internacional da Baleia, da qual a Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, participa como pesquisadora convidada pela própria comissão e também pelo Governo Brasileiro, junto a representantes do Centro Mamíferos Aquáticos, do ICMBio.

Programa de monitoramento das baleias franca no Porto de Imbituba

O programa foi proposto pela administração do Porto, em conjunto com o Tecon Imbituba e a Construtora Andrade Gutierrez, por intervenção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, órgão gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, a fim de minimizar possíveis interferências no processo reprodutivo das baleias franca neste local. A metodologia foi especialmente desenvolvida pelo Projeto Baleia Franca, ONG que trabalha com a espécie há 28 anos, e está sendo coordenada de forma compartilhada com a APA da Baleia Franca e o Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA), ambos órgãos do ICMBio, vinculados ao Ministério do Meio Ambiente.

São três as áreas monitoradas pela equipe do Projeto Baleia Franca, denominadas Área de Sobreaviso 1 e 2 e Área de Segurança. Com um sistema de bandeiras e a comunicação instantânea por meio de rádios, as equipes de monitoramento informam sobre o posicionamento, a velocidade e a direção de deslocamento dos animais no entorno do Porto de Imbituba, a fim de que as atividades sejam paralisadas imediata e momentaneamente caso uma baleia franca entre na Área de Segurança - que compreende o raio de 2km a partir da fonte geradora de ruído, no caso, o bate-estacas. Para monitorar estas áreas, a equipe do Projeto Baleia Franca se distribui em três pontos: um localizado no Morro do Farol, outro na encosta que fica do lado oposto ao Porto de Imbituba e o terceiro ponto no costão Sul da Praia da Ribanceira.

O Programa de Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba também compreende atividades de monitoramento aéreo na APA da Baleia Franca, além da promoção da educação ambiental por meio da divulgação de materiais, como cartilhas e folders, para todas as escolas e nos principais pontos comerciais e turísticos da cidade. Iniciado em julho, o programa se estende até o mês de novembro, quando as baleias francas migram da costa catarinense para as áreas de alimentação próximas à Antártida.

Saiba mais em: www.krillcom.com.br/promofranca

Projeto Baleia Franca - PBF/Brasil

O Projeto Baleia Franca (PBF/Brasil), patrocinado pela Petrobras, é uma instituição sem fins lucrativos sediada na Praia de Itapirubá, em Imbituba (SC), que trabalha há 28 anos pela conservação da baleia franca por meio de duas linhas principais de pesquisa: o monitoramento aéreo e o monitoramento terrestre. Através do monitoramento aéreo é realizada a censagem, análise de distribuição e identificação individual das baleias francas, com o objetivo de avaliar o status populacional da espécie em águas brasileiras.

A partir do monitoramento terrestre estuda-se o comportamento natural da espécie, a interação entre mães e filhotes, como os indivíduos se relacionam nos grupos sociais, bem como o comportamento da baleias franca frente a atividades antrópicas que possam causar algum impacto e comprometer o bem estar dos grupos durante sua permanência em nossas enseadas.

Saiba mais em www.baleiafranca.org.br

http://www.icmbio.gov.br/brasil/RJ/area-de-protecao-ambiental-de-cairuc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.