VOLTAR

Pesquisadores e ribeirinhos discutem políticas públicas para RDS do Tupé

A Crítica - http://acritica.uol.com.br
Autor: Elaíze Farias
11 de Out de 2011

Falta de saneamento, ameaça de impacto ambiental causado pela ação humana e ausência de um projeto socioeconômico são algumas das carências vividas pela população da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, localizada a 25 quilômetros de Manaus.

A RDS do Tupé é a única unidade de conservação desta categoria pertencente à capital amazonense.

Há dois anos, pesquisadores realizaram um grande levantamento social e ambiental na RDS, cujos resultados serão apresentados e discutidos em evento que acontece a partir desta quarta-feira (12), em Manaus.

O evento coordenado por pesquisadores que integram o projeto Biotupé foi batizado de Redesenhando Políticas para Unidades de Conservação. Na mesma programação também acontecerá o 10o Workshop Anual do Biotupé.

O objetivo é discutir projetos que possam melhorar a vida dos moradores do Tupé.

O evento de abertura acontece às 19h desta quarta-feira no auditório do Bosque da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

As palestras e debates dos dias 13 e 14 ocorrem no auditório Eulálio Chaves, no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Turismo

Segundo Ednaldo Nelson dos Santos Silva, especialista em biologia aquática e coordenador do grupo de pesquisa, dados apurados no levantamento apontam atividades que podem ser exploradas pelos moradores da RDS.

Uma delas é a possibilidade da própria população gerir atividades de turismo, hoje restritas a empresas e hotéis de selva.

"O turismo poderia ser explorado em benefício da população que mora ali e não apenas atuar como empregado das empresas. As associações poderiam atuar como gestoras", observa Ednaldo.

Outra característica que poderia ser explorada pela população local é a diversidade vegetal da floresta do Tupé.

A bióloga Veridiana Scudeller conta que mais de 60% das plantas na área da RDS Tupé podem ser aproveitadas.

Pesquisas desenvolvidas na área indicam que espécies como andiroba, copaíba e buriti têm potencial rentável Basta apenas as comunidades se organizarem e explorar o potencial.

Impactos

Um dos grandes problemas identificado no levantamento é a perspectiva de degradação ambiental na área.

Segundo Ednaldo, a falta de informação e o risco de ocupação que negligencia a necessidade de preservação pode provocar um impacto no ambiente natural do Tupé semelhante aos identificado nas áreas do Lago do Aleixo e Puraquequara.

A RDS do Tupé possui 12 mil hectares. É ocupada por seis comunidades e tem uma população (entre fixa e flutuante) de 800 pessoas. Uma das características demográficas da RDS é um déficit populacional da faixa etária de 15 a 30 anos.

"Seria interessante que o poder público encontrasse uma forma de fixar essa população dessa idade na zona rural, oferecendo oportunidade educacional e de vida", sugeriu o biólogo.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Pesquisado…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.