VOLTAR

Pesquisadores da UFMG publicam dossiê sobre Brumadinho em revista da SBPC

UFMG - https://ufmg.br/
Autor: Júlia Salles / Assessoria de Comunicação da Proex
27 de Ago de 2020

Artigos abordam impactos sobre saúde mental, ações de reconstrução, perdas materiais e imateriais, entre diversos aspectos

O número mais recente da Revista Ciência e Cultura, publicada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tem como destaque dossiê com artigos sobre o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, suas consequências, danos e reparação das comunidades locais. A convite da SBPC, o dossiê foi organizado pela professora do Departamento de Psicologia e pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, e pela diretora do Centro de Pesquisas René Rachou, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Zélia Maria Profeta da Luz.

O papel da ciência nesse caso complexo e o lugar das políticas públicas na formulação de projetos e também as ações para reconstruir as localidades são abordados no texto de apresentação da edição. "Houve contaminação dos solos, dos rios e do ar, impactos na saúde e rupturas nas dimensões ecológica, social, cultural e econômica", afirmam as coordenadoras do Núcleo Temático.

A edição também discute, entre outros assuntos, os problemas respiratórios, as perdas materiais e imateriais, bem como o contexto histórico da mineração exploratória. "Os impactos da mineração são anteriores ao rompimento de barragens e se associam fortemente a um conjunto de violações de direitos", destaca o artigo de abertura.

Os impactos na saúde mental são abordados na entrevista concedida pela coordenadora da Comissão de Psicologia das Emergências e Desastres do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP/MG), Mariana Tavares. "Houve aumento do alcoolismo e uso de drogas, de todos os tipos de violência (em especial a doméstica), depressão, suicídios e tentativas, alguns surtos psicóticos, bem como efeitos psicossomáticos", ressaltou Mariana, que também integra o Fórum Mineiro de Saúde Mental (FMSM).

O dossiê reúne também artigos assinados pelas professoras Maria Isabel Antunes Rocha, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, Adriane Cristina de Melo Hunzicker, do Instituto de Geociências (IGC-UFMG), Lúcia Maria Fantinel, da FaE, membro da Frente Educação do Programa Participa UFMG, pelo professor Léo Heller, professor aposentado da Escola de Engenharia da UFMG, e docentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outras instituições.

De periodicidade trimestral, a revista Ciência e Cultura debate temas de relevância científica e social, visando à reflexão sistemática acerca de assuntos atuais. A edição de abril a junho de 2020 pode ser lida no site da Ciência e Cultura.

https://ufmg.br/comunicacao/noticias/pesquisadores-da-ufmg-coproduzem-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.