VOLTAR

Pesquisadores da Embrapa discordam sobre liberação de arroz transgênico

OESP, Vida, p. A22
20 de Mai de 2010

Pesquisadores da Embrapa discordam sobre liberação de arroz transgênico

Debate promovido pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) revelou um racha na Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) sobre a liberação de um arroz transgênico resistente a herbicida. Catorze meses após o pesquisador Flávio Breseghello posicionar-se contrariamente, em audiência pública, seu colega Ariano Magalhães Júnior afirmou o oposto. "O uso da variedade poderia aumentar a vida útil das tecnologias existentes", disse o pesquisador, ontem.
Na audiência pública do ano passado, Breseghello observou que o arroz vermelho (foto), espécie combatida pelos agricultores, poderia se tornar resistente ao mesmo herbicida usado na espécie transgênica. Além disso, o uso do transgênico poderia inviabilizar a aceitação do produto brasileiro no mercado externo. Magalhães Júnior disse que a resistência ao herbicida no arroz vermelho pode ser retardada.

OESP, 20/05/2010, Vida, p. A22

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100520/not_imp554170,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.