VOLTAR

Pesquisador é autuado no Pará ao levar animais para museu

OESP, Vida, p. A23
12 de Abr de 2006

Pesquisador é autuado no Pará ao levar animais para museu

Herton Escobar

Um pesquisador que transportava animais coletados de uma unidade de conservação do Amazonas foi autuado anteontem no aeroporto de Belém e acusado de tráfico de animais e biopirataria.

O biólogo André Ravetta, da ONG Sociedade para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (Sapopema), do Pará, foi parado quando voltava de uma expedição científica à Reserva de Desenvolvimento Sustentável Cujubim, no oeste do Amazonas. Ele estava com 103 mamíferos abatidos e taxidermizados (empalhados) para pesquisa, como macacos, roedores e marsupiais.

Ravetta tinha licença do Ibama para fazer as coletas e pretendia entregar os animais ao Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, uma das instituições que participaram da expedição. A autorização, entretanto, dizia que os animais seriam depositados no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus.

O museu confirmou que aguardava o material, mas Ravetta foi multado em R$ 51.500 por transporte de animais sem autorização. "Errei", disse ele ao Estado. "Tinha um documento do Goeldi dizendo que aceitava ser o depositário e achei que isso seria suficiente."

O problema, segundo ele, foi a maneira que foi tratado pelos fiscais. A mídia local foi chamada ao aeroporto e ele, exposto como traficante e biopirata.

OESP, 12/04/2006, Vida, p. A23

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.