VOLTAR

Pesquisa utiliza mapeamento geográfico para análise do manejo florestal

Ambiente Brasil - http://noticias.ambientebrasil.com.br
Autor: Danielle Jordan
02 de Set de 2010

Uma pesquisa está identificando áreas para o manejo florestal comunitário. Com o tema: "Sistema de Informação Geográfica Aplicado no Manejo Florestal de Unidades de Conservação", será criado um banco de dados geográfico que vai contribuir na tomada de decisão de políticas públicas.

O estudo deve fazer parte do trabalho de doutorado, desenvolvido pela Mestre em Geografia Marilene Alves da Silva, que é vinculada ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, Ifam.

O Sistema de Informação Geográfica foi empregado como ferramenta para monitoramento e manejo florestal em Unidades de Conservação, permitindo o gerenciamento dos dados e análises geográficas precisas.

"O mapeamento das áreas de manejo florestal foram digitalizados em um software com base no mosaico de imagens de satélite sensor TM (Thematic Mapper) do Landsat-5 da área da reserva, o trabalho permitiu a realização dos levantamentos de coordenadas geográficas por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS) em áreas de uso florestal", afirmou a pesquisadora.

No próximo mês, ela vai apresentar os dados em Curitiba,PR, durante o IX Seminário de Atualização em Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas Aplicadas à Engenharia Florestal.

Na avaliação da pesquisadora, o evento vai contribuir para a atualização das informações sobre novas ferramentas, técnicas, mapeamento, etc.

http://noticias.ambientebrasil.com.br/exclusivas/2010/09/02/59841-exclu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.