VOLTAR

Pescadores de Paraty protestam contra Ibama

O Globo, Rio, p. 26
03 de Mar de 2007

Pescadores de Paraty protestam contra Ibama
Grupo vai acionar MP para impedir defeso e outras Restrições

A crise criada esta semana entre o Ibama e os dois mil pescadores de Paraty, na Costa Verde, que reagiram contra as restrições que reduziram as áreas de pesca na Baía da Ilha Grande, poderá provocar a falta de pescado no Sul Fluminense na Semana Santa. Paraty também produz peixe e camarão para Rio e São Paulo. Em protesto, os pescadores da Colônia Z-18, em Paraty, criaram o Movimento Revolucionário dos Sem Mar de Paraty (MRSMP), que, dentro de uma semana, vai recorrer ao Ministério Público federal do Meio Ambiente com uma ação civil pública e pedido de liminar contra o defeso do camarão e as restrições à pesca.
A Estação Ecológica de Tamoios do Ibama endureceu este ano a fiscalização sobre o entorno das 29 ilhas de sua jurisdição, onde é proibida a presença humana num raio de um quilômetro. Até este ano a fiscalização fazia vista grossa e não reprimia a pesca.

O Globo, 03/03/2007, Rio, p. 26

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.