VOLTAR

Pesca ornamental é liberada no Amazonas

A Critica-Manaus-AM
Autor: Orlando Farias
17 de Jul de 2002

A pesca ornamental vai ser liberada nos próximos dias pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) em todo o Estado do Amazonas. Dez novas espécies de peixes ornamentais já poderão ser capturadas fora do santuário em que é permitido até hoje - o rio Negro e seus afluentes.

A informação foi divulgada ontem pelo gerente-executivo do Ibama no Amazonas, José Leland, como uma iniciativa para reduzir a pressão sobre os estoques de peixes ornamentais do rio Negro, única região onde é permitida a captura de 134 espécies piscosas e suas variações. O embargo da pesca para regiões fora do rio Negro foi regulamenta pela portaria 062/92 do Ibama.

Com a liberação da pesca ornamental em toda a bacia hidrográfica do Estado do Amazonas, o Ibama espera também criar milhares de empregos ao longo dos rios Juruá, Purus e Solimões. O gerente-executivo José Leland afirma que houve nos últimos anos uma drástica redução nas populações de peixes ornamentais na região hidrográfica do Negro.

"Atualmente os 'piabeiros' (pescadores) precisam viajar até as cabeceiras dos rios e igarapés para capturar um volume maior de peixes ornamentais", destaca Leland. A maior preocupação está relacionado com o peixinho colorido Cardinal (Parachairodon axelrodi), que tem causado suspiros nos aquaristas em suas tonalidades azul, vermelha e branca.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.