VOLTAR

Pesca esportiva em terra indígena de Humaitá servirá de modelo

A Crítica (AM) - http://acritica.uol.com.br/
Autor: Elaíze Farias
13 de Jan de 2011

A atividade turística desenvolvida há cinco anos na terra indígena Tenharin-Marmelo, na região do município de Humaitá (591,03 km de Manaus), vai servir de modelo para outras comunidades indígenas do País que possuam interesse pela iniciativa.

Desde 2005, os índios da etnia tenharim promovem pesca esportiva em parceria com uma empresa de turismo no período da vazante, entre os meses de julho e outubro, no rio Marmelo, afluente do rio Madeira. O principal peixe da atividade é o tucunaré.

O Ibama começou a realizar este ano na área do povo tenharim uma análise técnica dos impactos ambientais para apresentar um diagnóstico de viabilidade de implementação da atividade para que esta possa ser reproduzida em outras comunidades e terras indígenas.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Funai, o papel do órgão é dar apoio às iniciativas sustentáveis dos indígenas, assegurando a proteção, a fiscalização, a vigilância e o monitoramento ambiental das terras indígenas, garantindo a integridade do patrimônio indígena, a melhoria da qualidade de vida e as condições plenas de reprodução física e cultural dos povos indígenas.

O gerente de fortalecimento das organizações da Secretaria Estadual dos Povos Indígenas (Seind), Jurandir Tenharin, natural da comunidade Marmelo, conta que a pesca esportiva acontece desde 2005 por iniciativa das comunidades, da Associacao do Povo Indígena Tenharin (Apiten) e da empresa Ecopousada.

Segundo Jurandir, a empresa inclui em seus pacotes a pesca esportiva e cabe aos tenharim facilitar a entrada dos turistas, através do consentimento prévio da comunidade, no rio Marcelo. Onze comunidades são beneficiadas com a atividade.

Conforme o indígena, que prefere não revelar a renda que cada comunidade recebe anualmente, atividade melhorou a qualidade de vida dos indígenas.

"As comunidades estão se estruturando. Algumas construíram postos de saúde, fizeram reforma de escola, melhoraram suas residências e, quem mora à margem da Transamazônica, compraram veículos", disse Jurandir Tenharin.

Segundo Jurandir, a perspectiva agora é regulamentar a atividade. Isto será possível com o relatório que o Ibama vai apresentar este ano.

Durante a permanência de turistas na área, os servidores da coordenação da Funai em Humaitá acompanham as atividades. Uma média de oito turistas por semana participam da pesca esportiva.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus_0_40795930…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.