Fátima Missionária- http://www.fatimamissionaria.pt
12 de Fev de 2017
A Associação Interétnica de Desenvolvimento da Selva Peruana (AIDESEP), uma organização de defesa dos povos indígenas, anunciou esta semana que vai processar o governo peruano por falhar na proteção das tribos isoladas, ao não cumprir a promessa de criar cinco novas reservas indígenas e assegurar a segurança das comunidades extremamente vulneráveis que vivem nessas regiões.
«As tribos isoladas são os povos mais vulneráveis do planeta, mas as autoridades peruanas parecem considerar que os lucros provenientes das petrolíferas são mais importantes que as terras, vidas e direitos humanos das pessoas. O fracasso em criar reservas indígenas não é somente uma catástrofe ambiental, mas pode também levar ao extermínio de povos inteiros», afirmou o diretor da Survival Internacional, Stephen Corry.
Em causa, segundo o responsável desta plataforma de apoio aos povos indígenas, estão as invasões do território por parte das petrolíferas, que podem originar violência e a transmissão de doenças para as quais os nativos não têm resistências. Além disso, o processo exploratório envolve milhares de detonações subterrâneas que assustam e afugentam a caça dos indígenas.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.