VOLTAR

Perpétua Almeida quer resolver invasões às terras ashaninkas

Página 20-Rio Branco-AC
Autor: Leonildo Rosas
18 de Fev de 2003

Deputada comunista entregou colar ao presidente Lula e pediu apoio

Pouco antes de iniciar a primeira sessão ontem na Câmara dos Deputados, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se aproximou de um grupo de parlamentares femininas que conversavam sobre as expectativas de seus mandatos. Entre elas estava a acreana Perpétua Almeida (PC do B), que aproveitou a oportunidade para lhe dar um colar confeccionado pelos índios ashaninkas. O presente foi acompanhado de um pedido: "Presidente, nossa próxima batalha é resolver o problema da invasão de traficantes peruanos nas terras desse povo que fez essa peça que estou lhe entregando".

Lula não se assustou com o pedido. Em meio à agitação que tomou conta do Congresso Nacional ontem, ele disse : "Vamos cuidar disso, companheira".

A deputada comunista diz que fez a solicitação direto ao presidente porque o problema de fronteira deve ser resolvido pelo governo federal, por meio do Itamaraty.

Antes de pedir o apoio de Lula, Perpétua revelou ter procurado os membros da Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados a fim de pedir apoio e colher subsídios para encampar a luta.

Segundo a parlamentar, a invasão de terras ashaninkas, no município de Marechal Thaumaturgo, merece atenção especial porque traficantes de drogas e de madeiras nobres como mogno estão agindo livremente e constrangendo as pessoas que moram na região.

"Essa é uma bandeira de todos os brasileiros. Vou integrar a Comissão da Amazônia como membro titular e ficar na suplência da de Combate ao Crime Organizado e ao Narcotráfico para poder dar os encaminhamentos necessários", concluiu.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.