VOLTAR

Pernambuco sedia seminário do GT Saúde Indígena - Região Nordeste

Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/notFunasa.asp
01 de Set de 2009

Nos dias 24 e 25 de agosto ocorreu em Recife (PE) o Seminário do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Indígena - Região Nordeste, com o objetivo de ampliar as discussões sobre a Proposta de Estrutura Organizacional da Secretaria e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), agregando as particularidades da região.

O coordenador regional da Funasa em Pernambuco (Core/PE), Álcio Pitt, participou da abertura, juntamente com a equipe de técnicos do Dsei e de outros setores, como Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde (Ascom) e Divisão de Engenharia e Saúde Pública (Diesp). A população indígena do estado esteve presente com representantes das 11 etnias - Xukuru de Ororubá, Xukuru de Cimbres, Truká, Pipipã, Kambiwá, Kapinawá, Fulni-ô, Tuxá, Pankararu, Pankará, e Pankararu da Serra - que apresentaram um ritual de boas vindas aos presentes e demais povos indígenas do Nordeste.

O Seminário, coordenado por Antônio Alves de Souza, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, contou, com a presença de Faustino Albuquerque , representando o presidente da Funasa, além de representantes da Funai em Brasília e da Regional em Pernambuco, representantes da Articulação Nacional dos Povos Indígenas, do Conselho Nacional de Saúde Indígena, Conselho Nacional de Saúde, bem como demais membros do GT e representantes do Vigisus II / Funasa, além de equipes dos demais Dsei do nordeste e representações de seus povos indígenas.

O resultado das discussões foi encaminhado ao GT, como contribuição da região nordeste.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.