VOLTAR

Perda da biodiversidade aumentou, alerta entidade

OESP, Vida, p. A13
12 de Out de 2009

Perda da biodiversidade aumentou, alerta entidade

EFE

O ritmo de perda da biodiversidade ao redor do mundo se acelerou nos últimos anos e será impossível cumprir com os compromissos internacionais de reduzir essa tendência até 2010, advertiu ontem um grupo de cientistas em Toronto, Canadá.

Em abril de 2003, ministros de 123 países se comprometeram a reduzir de forma significativa até 2010 a taxa de perda de biodiversidade local, nacional e regional. A intenção do compromisso era atenuar a pobreza e beneficiar toda a Terra.

Seis anos depois, no entanto, o ritmo não só não foi reduzido como aumentou e chegou a extremos alarmantes.

"Com toda certeza não vamos conseguir reduzir a perda da biodiversidade até 2010 e, portanto, descumpriremos as metas ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de 2015", afirmou Georgina Mace, vice-presidente do Diversitas, programa estabelecido pelo Conselho Internacional para a Ciência em parceria com a Unesco. "O ritmo de extinção de espécies é pelo menos cem vezes mais elevado do que o que existia antes da aparição do ser humano", alertou.

Desmatamento

Os especialistas concordam que o desmatamento é atualmente a principal causa da perda de biodiversidade no planeta. Mas o peso do desmate deve mudar até 2050, quando as mudanças climáticas terão influência ainda maior.

"É preciso aumentar o nível de conscientização sobre o que significará para o planeta a perda de tantas espécies", disse Anne Larigauderie, diretora executiva do Diversitas.

OESP, 12/10/2009, Vida, p. A13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.