VOLTAR

Pequeno avanço

O Globo, Ciência e Vida, p. 32
31 de Mar de 2006

Pequeno avanço

CURITIBA. A 8ª. Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8) termina hoje em Curitiba com poucas perspectivas de avanço em relação ao último encontro, há dois anos na Malásia. Até a noite de ontem, a discussão do acesso a recursos genéticos e repartição eqüitativa de seus benefícios, a mais polêmica do evento, tinha evoluído pouco. Hoje, sairão das plenárias os documentos finais.
Na conferência, ainda estão sendo discutidas a proposta de moratória para pesca de arrasto em alto-mar, mas há pressões contrárias de países como o Japão. Além disso, entrou na pauta a criação de mecanismos de conjugação das convenções sobre diversidade biológica e mudanças climáticas. O tema polêmico que apresentou avanços foi a questão da tecnologia de restrição de uso genético, cuja versão mais conhecida é a semente estéril terminator . Os países signatários acordaram manter a moratória da utilização da tecnologia no campo.
Ontem, o Ministério do Meio Ambiente anunciou a criação de um plano de monitoramento via satélite da Mata Atlântica semelhante ao já implantado na Amazônia.
A nona edição (COP9) será realizada na Alemanha. Segundo a assessoria do evento, hoje será anunciada a cidade-sede do evento. A escolha está entre Berlim, Munique e Bonn. ( T.B. )

O Globo, 31/03/2006, Ciência e Vida, p. 32

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.