VOLTAR

Pequenas usinas geram menos do que o previsto

Valor Econômico, Brasil, p. A4
22 de Out de 2014

Pequenas usinas geram menos do que o previsto

Por De Brasília

As pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), usinas com até 30 megawatts (MW) de potência instalada e reservatório inferior a três quilômetros quadrados de área alagada, estão produzindo menos energia do que deveriam.
Um levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) avaliou a geração, entre 2004 e 2013, de até 303 pequenas usinas - o número dependia do ano. Esse conjunto de hidrelétricas não conseguiu produzir o equivalente à sua garantia física em nenhum período observado. Foram analisados empreendimentos nas regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, que concentram 94% das PCHs em atividade.
Garantia física é uma espécie de "atestado" da Aneel que sinaliza a geração média de usina e o quanto ela pode comercializar em contratos. No caso das hidrelétricas avaliadas pela agência, a soma atinge 1.920 megawatts (MW) médios. Mesmo em anos de hidrologia bastante favorável, como o de 2011, a produção ficou em 92% da garantia física.
Na média, elas geraram 1.653 MW no fim do período estudado, o que significa que houve frustração com o desempenho das usinas. A constatação aparece em nota técnica da Aneel que subsidiou o lançamento de uma proposta, colocada em audiência pública na semana passada, para simplificar o processo de análise dos projetos básicos de PCHs.
A proposta de resolução da agência reguladora tem a intenção também de coibir declarações excessivamente otimistas de donos de usinas, na elaboração de seus projetos, sobre as perspectivas de produção de energia.
A Aneel pretende "punir" quem falha na entrega da eletricidade prevista. Quando o empreendedor produzir menos do que 80% da garantia física (nos cinco primeiros anos de operação) ou abaixo de 90% (depois de cinco anos), terá que ressarcir as demais geradoras no "mecanismo de realocação de energia", uma espécie de condomínio das hidrelétricas.

Valor Econômico, 22/10/2014, Brasil, p. A4

http://www.valor.com.br/brasil/3743492/pequenas-usinas-geram-menos-do-q…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.