VOLTAR

Pela primeira vez em Rondônia, dois indígenas são eleitos vereadores

G1 - http://g1.globo.com/
09 de Out de 2012

Roberto Oro Win foi o candidato mais votado em Guajará-Mirim, diz TRE.
Índios moram em aldeias e cultivam todos os costumes do povo.

Rondônia, esta é a primeira vez que índios vão ocupar duas das 11 cadeiras na Câmara de Vereadores no estado.

Roberto Oro Win, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi o candidato que mais recebeu votos, somando 569. O indígena mora e trabalha como agente de saúde na aldeia de São Luiz - Aldeia Rio Negro Ocaia. Roberto concorreu com o nome de urna Nham-Pá Oro Win.

Arão Wao Hara Ororamxijein, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), recebeu 552 votos, sendo o terceiro mais votado. Ele é da aldeia Laje Novo, localizada no Ramal Bom Sossego, próximo a Guajará-Mirim e trabalha como professor.

Segundo o chefe de cartório da 1ª Zona Eleitoral do município, João Paulo Rodrigues de Lima, os dois índios eleitos vereadores moram em aldeias e cultivam todos os costumes do povo indígena.

"A eleição destes dois índios aqui em Guajará representa para nós da Justiça Eleitoral a certeza de que estamos possibilitando aos nossos eleitores o direito a livre escolha, bem como é a prova de que o processo democrático em nosso Município tem sido exercido em sua plenitude", afirma o chefe de cartório.

http://g1.globo.com/ro/rondonia/eleicoes/2012/noticia/2012/10/pela-prim…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.