VOLTAR

Pela primeira vez, Amapá vai expor artesanato indígena na Fenearte, em Pernambuco

Amapá Governo do Povo - https://www.portal.ap.gov.br
Autor: João Clésio
13 de Jun de 2023

https://www.portal.ap.gov.br/noticia/1306/pela-primeira-vez-amapa-vai-e…

A artesã Ynandayara Silva, da etnia Galibi Marworno, em Oiapoque, vai participar da maior feira do segmento da América Latina.

Pela primeira vez, o artesanato indígena amapaense vai estar presente na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). A jovem Ynandayara da Silva dos Santos, 21 anos, da etnia Galibi Marworno, em Oiapoque, faz parte do grupo de sete artesãos selecionados para expor na 23ª edição da maior feira do segmento da América Latina, de 5 a 16 de julho, em Olinda, Pernambuco.

Ynandayara trabalha com a confecção de colares, pulseiras, brincos e demais peças com o uso de miçangas, sementes e outros materiais extraídos da natureza. Levar a arte e a cultura do seu povo para a Fenearte é considerado um sonho.

"É um grande desafio que encaro com naturalidade. Poder mostrar o meu trabalho pela primeira vez na Fenearte é um sonho e motivo de muito orgulho", disse a artesã.

A seleção dos artesãos ocorreu por meio do Edital de Chamamento Público, lançado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). Além de Ynandayara, foram selecionados Ezequiele Lima de Moraes, Sandra de Melo Alfaia, Celso Valares Sales, Etevaldo Gavinho Nunes, Eunice Ferreira da Rocha, e Wagner Pinheiro Ribeiro.

As peças artesanais em madeira, argila, semente/fio e fibra/escama/couro e pele/ e fio e tecido/técnica de reutilização que ficarão expostas no estande do Amapá, na Fenearte 2023, serão transportadas pelo caminhão baú do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), sob a responsabilidade da Sete.

"Estamos na contagem regressiva para levar, mais uma vez, a produção artesanal do Amapá para a Fenearte. A feira é uma oportunidade dos nossos artesãos não somente mostrarem suas peças, mas a chance de fecharem bons negócios", avaliou Ezequias Costa, secretário do Trabalho e Empreendedorismo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.