VOLTAR

Pedra do Baú pode ser transformado em reseva ambiental

V News - www.vnews.com.br
15 de Out de 2010

Um dos locais mais bonitos de São Bento do Sapucaí, a Pedra do Baú, pode ser transformado em reserva ambiental. A mudança foi discutida, ontem (14), entre moradores e entidades, em uma audiência pública. Eles foram tirar dúvidas sobre o projeto e também sugerir. São moradores, empresários e proprietários de terras que tem algum interesse na área da Pedra do Baú.

Ela é um dos principais pontos turísticos da região. Atrai montanhistas que querem se aventurar nas alturas ou admiradores dessa beleza natural. Uma pedra gigantesca debruçada sobre a Serra da Mantiqueira.

Em São Bento do Sapucaí, o baú é uma moldura da cidade. Pode ser visto de quase todos os pontos. O município apoia a criação da reserva ambiental. "Tanto a conservação daquela beleza natural e referência nacional, que é complexo da Pedra do Baú, como também preserva", afirma o prefeito de São Bento do Sapucaí, Idelfonso Mendes Neto.

Quem esteve na audiência pública pôde sugerir alterações no projeto da fundação florestal. O Órgão do Estado fez os estudos técnicos e espera concluir todo o processo até o fim desse ano.

Depois de criada, a reserva precisa de um plano de manejo, definido pelo Estado e por representantes da comunidade. Esse é o documento que determina como o monumento natural vai ser gerenciado. Os proprietários que discordarem das regras poderão pedir a desapropriação da área.

Mas quem quiser, pode ficar. Essa opção tranqüilizou os moradores. "Você vê que está tendo uma exploração irracional lá em cima. Eu acho que com isso vai disciplinar um pouco essa situação", argumenta o produtor rural Julio Correa.

Segundo o diretor executivo da fundação florestal, José Amaral Wagner Neto, a transformação da Pedra do Baú em reserva deve atrair mais recursos para a cidade. "Pode ser aplicado na recuperação ambiental, em programas de turismo e atividades voltadas para a exploração sustentável e ecológica da Pedra do Baú", explica José Amaral.

Com isso, a pedra do baú será o segundo monumento natural paulista. O primeiro foi a Pedra Grande, de Atibaia. Ela foi transformada em reserva em março desse ano.

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=82125

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.