VOLTAR

Pedida nova política indigenista

Folha de S.Paulo (São Paulo - SP)
21 de Abr de 1983

A antropóloga Manuela Carneiro da Cunha propôs a constituição de um novo organismo em substituição à Funa, constituído por representantes das entidades indigenistas, da sociedade civil e das comunidades indígenas. O motivo seria o esvaziamento da força política da Funai, promovido pela pressão dos grupos econômicos e pela ingerência dos ministérios do Interior e dos Assuntos Fundiários.
A antropóloga Lux Vidal critica a burocracia dos órgãos governamentais quando se trata da destinação de verbas para os atingidos pelas obras do Projeto Carajás, da Vale do Rio Doce.
O deputado Mário Juruna (PDT - PR) acusa a Funai de paternalismo com os índios, ao que o presidente do órgão, coronel Leal, responde dizendo que trata-se de um empenho na emancipação desses povos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.