VOLTAR

PE pode ter nova espécie de macaco-prego

FSP, Ciência, p. A18
18 de Mai de 2006

PE pode ter nova espécie de macaco-prego

Pesquisadores liderados por Antonio Rossano Mendes Pontes, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), dizem ter identificado o que seria uma nova espécie de macaco-prego em remanescentes da mata atlântica do Estado.
O bicho, com pelagem dourada no corpo e branca no topo do cabeça, recebeu o nome de Cebus queirozi no artigo científico publicado pelo grupo no periódico "Zootaxa" (www.mapress.com/zootaxa). Contrariando a praxe na descrição de novas espécies, os pesquisadores apenas mediram e fotografaram espécimes vivos, sem fazer análises mais detalhadas de sua morfologia. "Como se trata de uma espécie criticamente ameaçada de extinção, seria um crime sacrificar animais", justifica Pontes.
Na região (Ipojuca, no litoral pernambucano), o primata é conhecido como macaco-prego-galego. Inicialmente, Pontes e seus colegas identificaram só uma população do bicho, mas há sinais de outras duas na mesma área.
(REINALDO JOSÉ LOPES, DA REPORTAGEM LOCAL)

FSP, 18/05/2006, Ciência, p. A18

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.