Brasil Norte-Boa Vista-RR
06 de Dez de 2002
O senador Mozarildo Cavalcanti definiu ontem como "verdadeiro pé de guerra" o clima que domina Roraima com a ameaça de demarcação da área indígena de Raposa Serra do Sol pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e pelo Conselho Indigenista do estado. Ele disse ter certeza de que o presidente Fernando Henrique Cardoso não fará essa demarcação "no apagar das luzes" do seu governo.
- Estou preocupado e fazendo um apelo e um alerta para o clima que se está criando em meu estado, por causa dessa ameaça de que, por pressões internacionais, se esteja na iminência de demarcar essa área de forma contínua - disse o senador.
Na opinião do parlamentar, a insistência em demarcar a área, afastando dali moradores seculares, está dividindo não só a população indígena dos não índios, mas a própria população indígena. Na opinião de Mozarildo Cavalcanti, Fernando Henrique Cardoso deve deixar que se busque com o novo governo uma negociação que possa satisfazer todas as partes interessadas no assunto.
Mozarildo entende que é possível estabelecer no estado uma convivência pacífica e não um apartheid étnico e até intra-étnico, isto é, dividindo índios de outros índios.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.