VOLTAR

Pataxós ocupam área em Coroa Vermelha

A Tarde - Bahia
19 de Jun de 2006

Trezentas famílias de índios pataxós da Aldeia de Coroa Vermelha, a 800 km de Salvador, ocuparam, na madrugada de sábado, uma área pertencente ao empresário Joacir Góes, vizinha da Faculdade do Descobrimento ( Facdesco).

As famílias são as mesmas que há duas semanas tomaram um terreno da imobiliária Brasil Colônia, também no município de Santa Cruz Cabrália: "Estamos ocupando esta área porque precisamos de mais terras. Tem muitos jovens casando que não têm onde morar", revelou a índia Jasmim Pataxó, uma das lideranças.

Segundo Jasmim, o local que fica dentro da Área de Preservação Ambiental Coroa Vermelha (APA Coroa Vermelha), pertence à Faculdade do Descobrimento, mas é uma área reivindicada há muito tempo pelos índios e estaria dentro do relatório do estudo de ampliação das terras indígenas que está sendo desenvolvido pela Fundação Nacional do Índio: "Essa área é nossa. Retomamos para pressionar, para que seja acelerado o processo de ampliação de nossas terras.
Nosso objetivo é permanecer aqui até que nosso caso seja resolvido", frisou Jasmim.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.