VOLTAR

Pataxós fazem reféns dois funcionários da Funai

Agência Estado
Autor: Paulo Maciel
20 de Out de 2001

Os índios pataxós fizeram hoje dois funcionários da Funai reféns no sul da Bahia e ocuparam 18 fazendas na região de Pau Brasil. Eles querem a desapropriação das terras ocupadas por cerca de 400 pequenos agricultores em 1926 e que ficam dentro de uma reserva. São 54 mil hectares que estão sendo ocupados também por produtores de cacau e pecuaristas.
A Funai e o Ministério Público tentam há 19 anos retomar as terras na Justiça. O último parecer foi da Pocuradoria Geral da República, favorável aos pataxós. Mas a decisão depende do Supremo Tribunal Federal. Os índios se reuniram à tarde com o chefe do posto da Funai na região e com uma funcionária de Brasília. A Funai mandou um documento, no fim da tarde, informando que na segunda-feira uma equipe vai começar um levantamento das terras. As informações são da TV Globo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.