VOLTAR

Pataxó encontram-se com presidente do STF

Site da Funai
Autor: (Ana Paula de Souza ).
07 de Fev de 2003

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, recebeu ontem(6) às 18h00min 43 índios Pataxó acompanhados pela chefe de gabinete da presidência da Funai, Áurea Lúcia Maia, para conversarem sobre a situação da Terra Indígena Caramuru Paraguaçu e pedir o julgamento da ação que tramita há mais de 20 anos no STF.

O cacique Gerson de Souza entregou ao presidente do STF 11 exemplares do livro Povos Indígenas do sul da Bahia: Posto Indígena Caramuru Parauaçu" editado pela Funai, para serem entregues aos ministros do STF. O conteúdo do livro traz a demarcação feita em 1926 pelo Governo Federal da Reserva Indígena Caramuru Paraguaçu que tem 54.100 hectares, e abrange os municípios de Pau Brasil, Itaju do Colônia, e Camacan. Os Pataxó acreditam que o conteúdo do livro pode ajudar a esclarecer as dúvidas dos ministros com relação a demarcação da terra. Marco Aurélio Mello prometeu aos índios que conversaria com o relator do processo, o ministro Nelson Jobim para que ele desse uma solução o mais rápido possível a esse problema. Os índios deixaram o gabinete do presidente bastante satisfeitos e esperançosos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.