VOLTAR

Pastoral da Criança alcança áreas indígenas

Brasil Norte-Boa Vista-RR
22 de Jul de 2003

A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, visitou ontem à tarde a Casa de Saúde Indígena (Casai), na BR-174, sentido Venezuela, zona rural de Boa Vista, para conhecer a realidade dos índios roraimenses.
Na ocasião, ela aproveitou para falar das possíveis instalações de outras unidades da Pastoral da Criança no Estado. "A Diocese já trabalha conosco, mas queremos expandir o programa", disse a coordenadora.

A previsão é que nas próximas semanas, a Pastoral da Criança alcance a comunidade indígena da Malacacheta, no município do Cantá. "Também chegaremos em outras áreas", afirmou Zilda. Ainda de acordo com a coordenadora, apesar dos esforços, o programa em Roraima só ganhará força a partir da ajuda dos voluntários, como ocorre em outros Estados. Ipojucan Costa, coordenador regional da Funasa, acompanhou Zilda e também falou da importância da Pastoral em ajudar a saúde nas áreas indígenas da região. "Se ampliarmos a parceria, com certeza teremos sucesso", ressaltou.

Visitas
Ontem a tarde, a Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Dra. Zilda Arns, esteve visitando o secretário de Saúde, médico Altamir Lago, e conhecendo um pouco mais sobre o trabalho do Estado na área de saúde. A Coordenadora faz parte do Conselho Nacional de Saúde, representando a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, e como membro integrante sugeriu intermediar reivindicações do Estado junto ao Ministério da Saúde buscando uma atenção especial para os problemas de Roraima. Também propôs uma parceria entre a Pastoral da Criança e os Agentes de Saúde do Estado.

Arns veio à Roraima para implantar a Pastoral da Criança nas comunidades indígenas do Estado. Na sexta-feira, quando chegou, esteve no encontro das parteiras indígenas. No sábado em Mucajaí, para o lançamento da Campanha do soro caseiro, depois em Caracaraí, já que há 10 anos a Pastoral da Criança foi implantada em Roraima naquele município. No domingo, esteve em um encontro com 200 líderes comunitários e agentes da Pastoral.
Ainda durante a visita, a coordenadora fez um pedido em nome das 170 parteiras indígenas de Roraima para que o Governo do Estado desse um acompanhamento mais permanente, seja através de capacitação ou fornecimento de materiais necessários para a função.

O secretário se comprometeu prontamente a discutir junto à Funasa a questão e a buscar uma solução para o auxílio às parteiras. "A preocupação maior da coordenadora é com relação a desnutrição dos povos indígenas, mas a Sesau não tem uma responsabilidade direta sobre o oferecimento deste serviço, já que é feita pela Fundação Nacional da Saúde e algumas Organizações Não Governamentais. No entanto, a Secretaria está sempre de portas abertas para auxiliar outros órgãos, de acordo com a possibilidade", destacou Altamir.
Hoje a Pastoral está implantada em sete municípios de Roraima. São eles Boa Vista, Mucajaí, Caracaraí, Iracema, São João da Baliza, Rorainópolis e a partir de hoje no Cantá.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.