VOLTAR

Partido quer eleger prefeitos e vereadores

Agência de Notícias-Florianópolis-SC
16 de Ago de 2003

Os índios da reserva Duque de Caxias resolveram fazer parte de um partido político que tenha interesses semelhantes aos seus. Algumas lideranças se uniram e resolveram fundar o Partido Verde (PV) no Alto Vale, com a intenção de disputar as eleições de 2004 para prefeito e vereadores. Em toda a região, entre Médio e Alto Vale, existem mais de mil índios eleitores. Um dos líderes do partido, fundado em 19 de julho, Lázaro Kamrem (descendente do cacique Trovoada), diz que os índios têm votos para eleger quatro vereadores nas próximas eleições. Atualmente, a Câmara de Vereadores de José Boiteux conta com um índio vereador, Elpídio Priprá (PMDB). Mas, já teve outros.
"Precisamos de representantes que lutem por nossos direitos", declarou. Entre as principais reivindicações, estão melhorias no acesso as reservas - em algumas é impossível de chegar quando chove muito -, garantia dos direitos dos índios e apoio da administração municipal na demarcação das terras.
A diretoria do PV é formada por índios e o partido é presidido por Simeão Priprá-xocklen, da aldeia Bugio.O partido não tem um mês ainda e já conta com 127 filiados. A reserva Duque de Caxias tem sete aldeias - Palmeirinha, Bugio, Sede, Toldo, Pavão, Figueira e Coqueiro, onde vivem cerca de 200 famílias

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.