VOLTAR

Partido pede área contínua, mas diz que decisão é do presidente

Folha do Amapá-Macapá-AP
26 de Abr de 2004

A questão indígena é vista com grande expectativa pelos petistas da Amazônia, esperando que Lula da Silva consiga resolvê-la em todo o país. Para eles, a esperança é que o Governo Federal faça justiça aos indígenas, demarcando e homologando suas terras e dando as condições para que possam crescer, se desenvolver e produzir.

Sobre a questão específica da Raposa/Serra do Sol, João Batista disse que a diretoria nacional do partido é favorável e reivindica junto ao presidente a homologação em área contínua. Mas, reconhece que cabe ao governo - como está fazendo - estudar e apresentar soluções para o caso. "Temos informação que possivelmente no mês de maio o presidente anunciará sua decisão".

Informado de que o próprio presidente da República falara sobre a reserva de Roraima como uma questão que exigia consenso e questionado se o pensamento do partido estaria em conflito com o do presidente, o coordenador do PT na Amazônia disse que não.

"Pela autonomia entre as instituições, o partido pode ter opinião diferente do governo. O partido pede a homologação em área contínua, mas cabe ao presidente decidir, e o que ele decidir terá apoio do partido. Acredito que ele buscará uma solução que garanta o interesse das comunidades indígenas e respeite os direitos daqueles que produzem numa área da União".

FLAMARION - Sobre a situação partidária do governador de Roraima, João Batista disse que na semana passada Flamarion Portela pediu mais um tempo ao presidente nacional, José Genoíno, para discutir seu retorno ao PT. Agora, o partido aguarda que o governador formalize o pedido de retorno.

Quanto aos investimentos que o Governo Federal poderia fazer em Roraima, o coordenador do PT na Amazônia disse que existem programas previstos no PPA que envolvem o Estado. Durante a vigência deste PPA (final de 2007) estariam propostos grandes investimentos no Estado.

"Em parceria com o Governo do Estado, o Governo Federal deverá apresentar até o início de maio uma proposta de plano de desenvolvimento para o Estado de Roraima que envolve repasse de imóveis, assim como investimentos em infra-estrutura, saúde e educação", informou João Batista. (C.P)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.