VOLTAR

Parte sul da Mata Atlântica resistiu à Era do Gelo

OESP, Vida, p. A22
11 de Mai de 2010

Parte sul da Mata Atlântica resistiu à Era do Gelo

Um estudo da Unesp (Universidade Estadual Paulista) vai contra a ideia de que durante a última Era do Gelo, há 12 mil anos, um congelamento e uma seca teriam fragmentado a Mata Atlântica e destruído sua porção mais ao sul.
A pesquisa, publicada na revista científica americana Molecular Phylogenetics and Evolution, conseguiu encontrar espécies de sapos mais antigas que o período glacial em áreas remanescentes de Mata Atlântica no Estado do Rio Grande do Sul.
Segundo a autora principal do artigo, Maria Tereza Chiarioni Thom, doutoranda em Zoologia, isso indica que pode não ter havido fragmentação na Mata Atlântica ou que refúgios significativos conseguiram se manter.
Os cientistas analisaram genes dos animais e verificaram a quantidade de mutações ocorridas - quanto maior o número de mutações, mais antigo é o ancestral daquele animal. Foram pesquisadas seis linhagens de sapos.

OESP, 11/05/2010, Vida, p. A22

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100511/not_imp549950,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.