VOLTAR

Parques nacionais

FSP, Painel do Leitor, p. A3
Autor: SABINO, José
26 de Mai de 2006

Parques nacionais

"Além do "valor de mercado" gerado pela movimentação econômica da visitação nos parques nacionais, estamos perdendo qualidade de vida ao ficarmos distantes do mundo natural. Entre outros benefícios, a natureza nos provê o "valor de amenidade", cuja definição pode ser resumida como o desenvolvimento de alguma experiência ou sentimento não-material em nossas vidas. Ecoturismo, mergulho, observação de aves, caminhadas em trilhas ou fotografia de natureza trazem junto a si um enorme valor monetário associado às espécies. Contudo a experiência de observar um exemplar de uma espécie carismática -como uma arara-azul, uma tartaruga-marinha, um tamanduá-bandeira ou um peixe multicolorido- promove um estímulo emocional e estético. E a esse sentimento é atribuído o "valor de amenidade". Seguramente isso nos torna seres humanos melhores e mais sensíveis para vivermos neste conturbado mundo. Com efeito, é isso que perdemos aos deixarmos abandonados os parques nacionais. Daí a importância do caderno Turismo de ontem."

José Sabino , professor da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal -Uniderp (Campo Grande, MS)

FSP, 26/05/2006, Painel do Leitor, p. A3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.