VOLTAR

Parques estaduais têm fiscalização intensificada

Inea/RJ - www.inea.rj.gov.br
31 de Mar de 2010

Três grandes operações de combate a crimes ambientais deflagradas nesta semana por agentes de fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria de Estado do Ambiente, resgataram dezenas de pássaros silvestres de cativeiros, apreenderam gaiolas, armas, munições e armadilhas, além de flagrarem outras infrações, como extração ilegal de areia, de minério, desmatamento e queimada. Os infratores foram encaminhados às delegacias locais, autuados e responderão a processos.

Em Cachoeiras de Macacu, numa área de amortecimento do Parque Estadual dos Três Picos, Miguel Arcanjo da Conceição foi autuado por manter em cativeiro sem autorização animais da fauna silvestre. Na sua propriedade foram apreendidos: 12 chanchões, três canários da terra, sete coleiros, cinco tizius, uma cigarra, dezesseis gaiolas de madeira e seis de arame, um viveiro e dois alçapões.

Em outra propriedade no Bairro Theodoro Oliveira em Nova Friburgo foram apreendidos 33 chanchões, um canário da terra, dois coleiros, um trinca-ferro, 20 gaiolas de madeira e nove de arame, uma rede e dois alçapões.

No Parque Estadual do Desengano, a ação fiscalizadora foi na localidade da Pedra Dubois, próximo de Santa Maria Madalena, onde foi constatada uma extração do minério feldspato, porém não havia ninguém em atuação. Próximo ao local, porém, os agentes flagraram Anderson Honorato durante desmatamento e queimada dentro da área de preservação permanente. O infrator foi encaminhado a 156ª Delegacia de Polícia, onde foi lavrado flagrante e o acusado foi autuado.

Nas localidades do Imbé e do Valão, em Santa Maria Madalena, e Rio Preto e Lagoa de Cima, em Campos, outra operação culminou com a apreensão de 48 aves silvestres de várias espécies, oito alçapões e duas armadilhas. Nos locais foram lavrados oito autos de constatação, dez termos de apreensão e cinco notificações preventivas.

Ainda em Campos, na trilha da Morumbeca, foi encontrada uma pequena extração de areia dentro dos limites do parque, porém, como o acampamento estava vazio ninguém foi autuado.

Nas localidades Poço Parado, Toca Fria e Fazenda Velha na direção de São Fidélis, foram apreendidos mais aves e alçapões. Nesta última localidade em um rancho, os fiscais encontraram uma rinha de briga de galo e um depósito de animais silvestres para torneios clandestinos. Foram resgatados cinco galos de briga, 11 aves silvestres (duas das quais na lista de animais ameaçados de extinção), seis armas e uma quantidade significativa de munição de diversos calibres. O crime foi registrado na 141ª Delegacia de Polícia, em São Fidélis.

http://www.inea.rj.gov.br/noticias/noticia_dinamica1.asp?id_noticia=755

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.