VOLTAR

Parques Estaduais comemoram a Semana do Meio Ambiente

Portal Fator Brasil
04 de Jun de 2008

Os Parques Estaduais estão promovendo eventos em comemoração da Semana do Meio Ambiente em vários municípios do estado. Caminhadas, plantio de mudas, exposições e palestras fazem parte das programações das unidades administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ), voltadas principalmente para estudantes e jovens. As atividades são abertas ao público.

Já foi iniciado na Ilha Grande, em Angra dos Reis, o Parque Estadual da Ilha Grande promoveu no dia 3 de junho (terça-feira), atividades direcionadas na Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega, abordando o tema da reciclagem de resíduos sólidos. As atividades incluem a palestra Este lixo é nosso, com a bióloga do parque Juliana Corrêa, além de oficina com o tema Composto Orgânico. A programação do dia termina com palestra da professora da Uerj Helena de Godoy Bergallo, na sede do parque, às 19h, com o tema Por que devemos nos preocupar com as espécies exóticas.

Na quarta-feira (04/06), a partir de 15h, também no Parque da Ilha Grande, acontecem exibição de vídeos sobre Projetos de Pesquisas Ceads/Uerj, Projeto Tamar, Agroflorestas e Florestas e Água. Às 19h, haverá palestra com o oceanógrafo Rafael Cuellar, do parque, sobre o tema Surf, Lopes Mendes e o Parque Estadual da Ilha Grande.

Na quinta-feira, 5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, as atividades começam cedo no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Niterói/Maricá). A partir de 8h, haverá caminhadas guiadas no Morro das Andorinhas, Costão de Itacoatiara e Serra do Bananal. Dependendo do local, haverá plantio de mudas, distribuição de material de conscientização e exposição de animais típicos da Mata Atlântica. As atividades são franqueadas à comunidade e a direção do parque recomenda o uso de tênis e protetor solar, além de água e alimentação leve.

Às 9h, em Cachoeiras de Macacu, o Parque Estadual dos Três Picos promove o plantio de 130 mudas de espécies nativas de Mata Atlântica no chamado Bosque da Paz, na Praça da Boa Vista, com a participação de alunos de escolas públicas do município. A região está localizada na Zona de Amortecimento do Parque e dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Macacu.

Às 14h, também em Cachoeiras de Macacu, a APA Macacu promove plantio de 1,7 mil mudas numa unidade demonstrativa do projeto Replanta Macacu, que vai promover, em dois anos e meio, o reflorestamento de 800 hectares nas margens do rio. A atividade vai contar com a presença de representantes dos parceiros do projeto, como a UFRRJ, Cedae e Prefeitura Municipal.

Ainda na quinta-feira, às 19h30, na sede da unidade, o administrador do Parque Estadual da Ilha Grande, João Emílio Fernandes Rodrigues, faz palestra com o tema A Importância das Áreas Protegidas para a Conservação da Natureza.

No domingo (08/06), a partir de 8h, no Parque da Serra da Tiririca, acontece o Domingo no Parque, com caminhadas guiadas pelas principais trilhas do parque, na Serra do Bananal, Costão de Itacoatiara, Alto Mourão e Córrego dos Colibris. As atividades terão a participação do Grupo Brasileiro de Protetores Ambientais (Gbrapa) e dos escoteiros e Niterói e São Gonçalo.

Mais informações, os interessados podem entrar em contato com as sedes dos parques: Parque Estadual da Ilha Grande - (24) 3361-1553 - Parque Estadual da Serra da Tiririca - (21) 2638-4813 - Parque Estadual dos Três Picos - (21) 2649-6069.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.