VOLTAR

Parque Natural reabre para visitação pública, em Porto Velho

Portal Amazônia - http://portalamazonia.com
Autor: Vanessa Moura
28 de Fev de 2015

O Parque Natural de Porto Velho foi reaberto a visitação pública na manhã deste sábado (28), após quase dois anos de revitalização. Agora o espaço oferece uma série de atividades de lazer e de aventura. As mudanças pelo qual o parque passou atraíram pessoas de todas as idades e de vários cantos da cidade, ansiosos para aproveitar as novidades do local.

Gente como Marinalva Ricardo, acompanhada do marido e filha, Yasmim, de 6 anos. ''O parque está bom demais, muito melhor. As crianças vão adorar'', aposta. Os esportes de aventura foram os que mais atraíram as crianças na reabertura do parque. As atividades foram oferecidas em uma parceria entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e a empresa Amazônia Adventure.

O diretor geral da empresa Saulo Giordane explica os atrativos ofertados. ''Nós estamos oferecendo quatro atividades. Uma escalada de 7 metros, na sequência tem a tirolesa com percurso de 50 metros para crianças de até 12 anos e com até 60 quilos. Temos ainda duas fitas de slackline e duas falsas baianas'', afirma Saulo.

Gabriel Ramos, de 12 anos, afirma ter se encantado com as atividades. Ele conheceu a tirolesa e ainda tentou fazer slackline. ''Tem muitas brincadeiras novas, eu gostei bastante. A escalada é muito difícil, mas ao mesmo tempo é muito legal''. As opções de lazer são todas gratuitas no parque, que está localizado a 15 km do centro da cidade, no final da avenida rio Madeira, e estará aberto de terças a domingo, das 9h às 17h.

Devido as frequentes chuvas atrapalharem a conclusão dos últimos ajustes, o circuito de arvorismo não ficou pronto para a reabertura do parque. ''Acredito que até 20 de março a gente entregamos para a população. Vamos atender uma média de 60 pessoas por dia gratuitamente'', afirma Saulo.

O espaço recebeu mais de R$ 2 milhões em investimentos e novos projetos já são planejados. Segundo o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Edjales Benício, todos os esforços têm como objetivo tornar a Unidade de Conservação referência na Amazônia e no país.

Os recursos aplicados no parque são provenientes de convenção de multas, recursos do Fundo Municipal de meio ambiente e de compensações ambientais. Parte dos recursos é de compensações ambientais do consócio Santo Antônio Energia (SAE), responsável pela usina de Santo Antônio. ''A Santo Antônio Energia foi responsável pela reforma do prédio administrativo e também do museu, que foi praticamente reconstruído", afirma o coordenador de programas socioeconômicos da SAE, Kaio Ribeiro.

As mudanças

Além das crianças, casais, famílias e idosos também compareceram e aprovaram as mudanças ocorridas no Parque Natural de Porto Velho. ''O parque está mais organizado. É bom ver a diversão das crianças. É importante preservar esta área até porque a natureza ainda é uma das boas coisas que tem na Terra'', avalia o aposentado José Diniz,70 anos.

O acervo biológico de Rondônia também vai somar aos atrativos do parque, sendo exposto no prédio do museu que já está pronto. ''Trouxemos bichos mantidos em álcool e formol e alguns vivos como jiboias'', conta o biólogo Flávio Terassini. Ele chama a atenção da população quanto aos cuidados a manusear animais peçonhentos e da importância de preservar os animais típicos da região.

Estava previsto que a reabertura do parque também seria marcada pela entrega do título de regularização fundiário do local, mas isso só deve ocorrer em março. ''Essa é uma etapa fundamental para qualquer Unidade de Conservação (UC). Para que possamos fazer os novos empreendimentos no parque é preciso ter domínio público''.

A Sema já deixou o parque preparado para essa regularização. Todo o espaço está georreferenciado e com placas informativas instaladas nos limites da área que é de 390 hectares. Para o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, o parque já é uma referência na cidade como um espaço que toda as famílias portovelhenses podem aproveitar. ''A nossa obrigação é oferecer à população o que ela tem de direito e a partir desta data fica o compromisso que temos que investir cada vez mais. Isso aqui será modelo na região amazônica'', afirma o prefeito.

http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/meio-ambiente/parque-natural…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.