VOLTAR

Parque Nacional recebe 33,6 mil visitantes no feriado de Páscoa

Globo - g1.globo.com
Autor: Fabiula Wurmeister
01 de Abr de 2013

Um levantamento feito pelo Parque Nacional do Iguaçu (PNI) mostrou que quase metade dos 33.679 visitantes no feriado de Páscoa era de argentinos. A 'invasão' dos vizinhos à reserva fez com que o número de turistas nos três dias atingisse a maior marca do período desde 2011. De acordo com a direção da unidade de conservação, desde a Sexta-Feira Santa (29) até o domingo (31) passaram pelos portões 14.509 argentinos, 14.100 brasileiros, 1.788 paraguaios e 359 uruguaios.

O movimento foi grande também do lado argentino da reserva que fica na fronteira entre os dois países. O Parque Nacional Iguazú registrou 38.022 ingressos. Do lado brasileiro, a unidade bateu o recorde de visitação do ano na sexta, quando 13.994 pessoas entraram na unidade para ver as Cataratas do Iguaçu, uma das recém-eleitas 7 Novas Maravilhas da Natureza pela suíça New Seven Wonders.

Repetindo a boa movimentação alavancada pelos argentinos, no Sábado de Aleluia, o PNI recebeu 10.505 visitantes e no Domingo de Páscoa, outros 9.180, mais que o dobro do esperado para o último dia do feriado. Na comparação com 2012, quando 26.268 mil pessoas visitaram a reserva, o aumento foi de quase 30%, o que surpreendeu a própria direção que esperava para todo o feriado pouco mais de 25 mil ingressos.

Feriado de seis dias no país vizinho contribuiu para a 'invasão' argentina. Tradicionalmente o recesso da Semana Santa do outro lado da fronteira inclui a quinta-feira. Este ano, o período de folga foi prolongado por causa do feriado nacional do dia 2 de abril - em homenagem aos soldados mortos durante a Guerra das Malvinas -, na terça-feira, que somado ao ponto facultativo na segunda (1o) permitiu planejar viagens mais longas. Somente na quinta-feira (28), a Polícia Federal na aduana da Ponte Tancredo Neves, entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú (AR), registrou a entrada de cerca de 80 ônibus, a maioria vindos da capital Buenos Aires.

Itaipu

A Hidrelétrica de Itaipu, outro atrativo turístico de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, também recebeu mais turistas que a expectativa. Segundo a assessoria de imprensa da usina, foram 7.621 visitantes - a maioria de brasileiros -, pouco mais de mil além do esperado. O dia de maior movimento também foi na sexta-feira, com 3.249 entradas, seguido do sábado, com 2.644 ingressos. No domingo, foram 1.678 visitantes.

Quem passou pela binacional na sexta-feira pela manhã pôde apreciar um espetáculo extra. Mais de seis meses depois do último registro, uma das três calhas do vertedouro - por onde é escoada a água excedente do reservatório e que não é usada na produção de energia - ficou aberta das 5h até as 15h.

http://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2013/04/parque-nacional-r…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.