VOLTAR

Parque Nacional Fernando de Noronha promove oficinas para o Planejamento Participativo do Programa "Noronha + 20"

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Priscila Galvão
21 de Set de 2009

Encerrou neste sábado (19), no Parque Nacional (Parna) Marinho Fernando de Noronha, em Pernambuco, as Oficinas de Planejamento Participativo que iniciarão o "Programa Noronha + 20". O objetivo é delinear diretrizes de gestão visando à sustentabilidade ambiental, social e econômica do arquipélago.

O estudo de Capacidade de Suporte da Área de Proteção Ambiental Fernando de Noronha ajudará na construção de uma agenda participativa de trabalho, bem como no desenvolvimento de mecanismos e ações para sua aplicação na gestão ambiental de Fernando de Noronha.

Durante o evento foram discutidos temas como: Aspectos Urbanísticos e Habitacionais; Adequação de Infra estrutura: Vias de Acesso, Veículos, Água, Esgoto, Resíduos, Abastecimento, Matriz Energética; Patrimônio Histórico Material; Conflito de Limite Físico entre o Parna Fernando de Noronha/Área de Proteção Ambiental; Uso Público; Modelo de Turismo; Meios de Hospedagem; Recuperação de Áreas Degradadas; Conservação do Ambiente Marinho; Pesquisa, Proteção, Manejo da Fauna Terrestre e Marinha; Pesquisa sobre Flora e Vegetação Terrestre; e Avifauna e Atividade Pesqueira.

Foram analisados também os temas de ordenamento da Atividade Marítima; Porto e Embarcações; Atividade Agropecuária; Qualidade de Vida e Bem Estar Social; Educação; Educação Ambiental; Cultura; Desenvolvimento do Artesanato Local; Inserção do Jovem Ilhéu; Capacitação Profissional e Monitoramento e Controles Urbanístico, Migratório, Veículos e Embarcações. Colaboraram com o evento, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Administração do Distrito Estadual de Fernando de Noronha (ADEFN).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.