Século Diário - www.seculodiario.com.br
Autor: Flavia Bernardes
13 de Set de 2010
Após 24 horas do início do incêndio, o Parque Nacional (Parna) do Caparão, no lado capixaba, continua em chamas. O tamanho da área destruída ainda não foi divulgado, mas, segundo informações vindas da sede do parque, é que até o final desta segunda-feira (13) será possível precisar o tamanho da área atingida.
Para apagar o fogo, além dos 60 homens do Corpo de Bombeiros, voluntários e funcionários do Parque Nacional do Caparão trabalham desde o último sábado (11), no trecho que fica próximo comunidade de Rio Claro, em Iúna, na região do Caparão, no lado capixaba.
A informação é que um helicóptero do governo federal trabalha na região para combater o incêndio, além de visualizar a extensão da área atingida, que segundo os técnicos do parque é de difícil acesso.
A suspeita é que se trate de um incêndio criminoso. Além de pôr fim ao incêndio, técnicos do ICMBio estão voltando seus esforços também para o local onde o incêndio foi originado.
Ao todo, o Parque Nacional do Caparão está localizado entre os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais e possui 31 mil e 800 hectares, equivalente a cinco mil campos de futebol, sendo 75% dentro da área capixaba.
O maior destaque do parque é o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.
O último incêndio nessa proporção aconteceu no distrito de Pedra Menina, no ano de 1994. Depois disso nada mais grave foi registrado.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.