VOLTAR

Parque Nacional de São Joaquim completa 50 anos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
06 de Jul de 2011

O Parque Nacional de São Joaquim (SC), unidade de conservação (UC) federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) completa hoje (6) cinquenta anos. Para comemorar a data, a chefia do parque realizou com o apoio de empresários locais, a primeira Semana do Ecoturismo de Urubici, no período de 27 de maio a 5 de junho.

Foram realizadas diversas atividades no parque, como o cicloturismo, caminhada, voo livre e cavalgada contando com a presença da comunidade. A mostra de filmes de natureza e ecoturismo possibilitou que mais de mil alunos da rede pública de ensino pudessem assistir vídeos sobre o parque, reciclagem e outros temas.

Buscando melhorar o relacionamento com a comunidade do entorno do parque, foi realizada a exposição Natureza Serrana, realizada na Casa do Turista, na cidade de Bom Jardim da Serra. A ideia da exposição é valorizar os aspectos naturais e apresentar ao visitante informações sobre a formação da região. A exposição é uma parceria do parque com o Instituto Serrano de Conservação da Natureza, Prefeitura de Bom Jardim da Serra e a Fundação O Boticário.

Simultaneamente as atividades externas, a equipe do parque avaliou todo o trajeto da ação, registrando informações que subsidiaram o plano de manejo da UC. Uma ação que teve início em 2010 foi a criação do Conselho Consultivo, com a portaria publicada recentemente. O próximo passo é a instalação e capacitação do conselho.

Sobre o Parque - Criado a partir do Decreto n 50.922 de 06 de julho de 1961, assinado pelo então presidente Jânio Quadros, embora leve o nome da cidade de São Joaquim, a sede da UC fica no município de Urubici e abrange outros três municípios catarinenses: Orleans, Grão Pará e Bom Jesus da Serra.

Alguns relatos datam de 1957 a sugestão de transformação da região em área protegida, quando João Rodrigues Mattos, um engenheiro agrônomo e proprietário de RPPN em São Joaquim demonstrou preocupação com a exploração das araucárias na região do Planalto Catarinense e sugere a criação de uma reserva no local.

A partir de 2006, as primeiras desapropriações começaram a ocorrer, abrindo uma nova perspectiva para a UC trabalhar e regularizar mais áreas. O parque possui grande importância econômica na região, que possui na agricultura a principal fonte de sustentação. Porém, no inverno, a agricultura não se desenvolve e a alternativa é o ecoturismo e o turismo de inverno.

http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1469-parque-naci…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.