VOLTAR

Parque Nacional de Pacaás Novos dá continuidade à elaboração do plano de manejo

ICMBio - www.icmbio.gov.br
10 de Jun de 2008

No início de maio o Parque Nacional de Pacaás Novos, em Rondônia, promoveu oficina que discutiu a reorganização do plano de manejo da unidade de conservação, dando continuidade aos trabalhos iniciados no final de 2004 e suspensos em 2006. O evento foi realizado junto com a oficina de planejamento da unidade, na base de apoio avançada que fica às margens do Rio Jaci-Paraná.

Estiveram presentes a coordenadora substituta do Bioma Amazônico da Diretoria de UCs de Proteção Integral do Instituto Chico Mendes, Lilian Hangae, o supervisor do Plano de Manejo, Rodrigo Paranhos, o consultor contratado para escrever os encartes, Kayo Pereira, além da equipe da unidade e parceiros.

Na oficina pode-se rever todas as etapas já realizadas e agendar as próximas. A oficina serviu também para um nivelamento do conhecimento nos servidores da unidade. A equipe espera ter todos os encartes escritos ainda este ano e conseguir chegar no importante patarmar do plano de manejo revisado.

O Parque Nacional de Pacaás Novos tem sua área sobreposta à Terra Indígena Uru-eu-wau-wau. Os estudos estão sendo elaborados para levar em consideração o levantamento etno-ecológico elaborado para a Terra indígena.

"Essa é a forma que estamos encontrando para garantir que os objetivos de preservação da unidade sejam alcançados. O próximo desafio da unidade é formalizar a gestão integrada junto a Funai", explicou Thiago Beraldo, chefe do parque.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.