VOLTAR

Parque Nacional de Ilha Grande lança novo trecho na Rede Nacional de Trilhas e Longo Curso

Wikiparques - http://www.wikiparques.org/
Autor: Por Rafael Ferreira
23 de Set de 2019

Parque Nacional de Ilha Grande lança novo trecho na Rede Nacional de Trilhas e Longo Curso

No último domingo, dia 15/o9, o Parque Nacional de Ilha Grande (PR) inaugurou a Trilha da Lagoa Xambrê, com mais de 2,5 km ao longo da maior lagoa do estado do Paraná, ligando à Rota dos Pioneiros. E, com isso, a unidade de conservação agora que integra a Rede Nacional de Trilhas e Longo Curso, a Rede Trilhas. Os próximos trechos a serem abertos e sinalizados na Rota dos Pioneiros serão a Trilha da Ilha Grande e a Trilha Aquática do Rio Paraná.

De acordo o Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão do Parque, a maior parte dos visitantes de unidades de conservação utiliza as trilhas como principal meio de recreação, seja para alcançar uma lagoa ou um mirante ou como um atrativo em si, quando o próprio passeio na trilha é o principal objetivo da visita. A Rede Trilhas será composta por trilhas que ligam diferentes biomas de Norte a Sul do País, conectando paisagens e ecossistemas brasileiros para promover a organização, estruturação e ampla visibilidade à oferta turística de natureza no Brasil, sendo que cada uma pode ser percorrida em espaços de tempo variados, encaixando-se em diferentes períodos como férias, feriados e finais de semana.

A trilha também faz parte da Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná (PR) e representa o primeiro passo para um longo trabalho que integrará as duas unidades de conservação federais em percursos por terra e água. A Rota dos Pioneiros integrará e conectará as trilhas da região do parque e da área de proteção ambiental, novos trechos serão abertos enquanto outros serão conectados. Unidades de conservação estaduais também poderão vir a integrar a rota.

Cada Trilha de Longo Curso utiliza em sua sinalização uma pegada como sua identidade visual, remetendo ao tema de sua região. A Rota dos Pioneiros adotou uma pegada com um bote/caiaque em seu interior atravessado por um remo na transversal. A escolha da marca e do nome remete à região do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná e de seus afluentes que foram palco de batalhas, rota de acesso (e de fuga) pelo interior do continente, para indígenas, espanhóis e portugueses, fossem eles jesuítas ou bandeirantes, um processo de ocupação de grande importância por motivo histórico e cultural que poderá ser revivido pelos visitantes. A escolha se deu também em vista das oportunidades que as unidades de conservação oferecem de travessias tanto por trilhas terrestres como por trilhas aquáticas.

Um dos objetivos da Rota dos Pioneiros e da Trilha da Lagoa Xambrê é promover a educação ambiental e desenvolver o turismo regional, por meio do ecoturismo e do turismo rural. Segundo Xavier, o envolvimento dos donos das propriedades particulares por onde a trilha passa, das comunidades rurais e dos grupos de esportistas, como os praticantes do ciclismo por exemplo, é fundamental para o sucesso das trilhas de longo curso.

https://www.wikiparques.org/parque-nacional-de-ilha-grande-lanca-novo-t…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.