VOLTAR

Parque Nacional de Brasília reabre para visitação

((o))eco -http://www.oeco.org.br//
Autor: Duda Menegassi
14 de Jun de 2020

Aos poucos, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pelas unidades de conservação federais, permite a reabertura dos parques nacionais depois de quase três meses fechados como medida preventiva no combate à transmissão do novo coronavírus. Na última terça-feira (9), os parques nacionais do Iguaçu, de Aparados da Serra e Serra Geral já haviam sido autorizados a reabrir, e na sexta-feira (12), o ICMBio publicou a Portaria que estabelece a reabertura do Parque Nacional de Brasília, no Distrito Federal.

O parque estava fechado desde o dia 17 de março, como as demais unidades de conservação federais, e é um dos mais visitados do país. Em 2019, a área protegida recebeu 251 mil visitantes. A Portaria (no 698/2020) estabelece uma série de critérios sanitários como o uso obrigatório de máscara, limpeza frequente das estruturas e o distanciamento social. Também determina a limitação do horário de funcionamento e do número de visitantes máximo permitido, que terá aumento gradual ao longo dos dois primeiros meses de reabertura, com limite máximo de 300 visitantes nos primeiros 30 dias, e de 400 até o 60o dia. A partir do 61o dia o horário e capacidade de visitantes voltarão aos limites normais da unidade.

Além disso, a Portaria suspende a cobrança de ingressos no parque pelo período de 30 dias prorrogáveis a contar da reabertura. Entre os atrativos, estão piscinas naturais, trilhas e percursos de mountainbike.

A Assessoria de Imprensa do ICMBio encaminhou ao ((o))eco a seguinte Nota Informativa: "O ICMBio informa que a reabertura dos parques nacionais administrados pelo instituto será realizada de forma gradual e com alinhamento com os estados e municípios. Para cada caso é estabelecido um plano, que deve determinar o número máximo de visitantes para evitar aglomeração e informar os atrativos disponíveis para visitação, entre outras regras estabelecidas nesse momento de pandemia".

Os números do Coronavírus

De acordo com informações do LagomData, que realiza o monitoramento dos casos confirmados de Covid-19 nos municípios e estados brasileiros, o Distrito Federal já registrou 20.507 casos confirmados de Covid-19 e 274 mortes. No Brasil inteiro, até sábado (13), o país já havia contabilizado 850.514 casos e 42.720 mortes causadas pelo Covid-19, de acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde.

https://www.oeco.org.br/blogs/salada-verde/parque-nacional-de-brasilia-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.