VOLTAR

Parque Nacional das Araucárias é aberto ao público

Jornal de Santa Catarina - http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br
31 de Out de 2015

Papagaios-do-peito roxo estão entre as atrações

A partir da próxima semana o Parque Nacional das Araucárias, área de 12 mil hectares situado em Passos Maia e Ponte Serrada, no Oeste Catarinense, vai receber as primeiras visitas. A solenidade de inauguração, que marcou os dez anos de criação da reserva, foi no domingo passado. Mas, em virtude do mau tempo, o passeio na trilha foi cancelado.

Neste início existe uma trilha de cerca de 600 metros, que vai até o rio Chapecozinho, onde existem até umas pequenas ilhas. Uma das principais atrações do parque são as araucárias, que formam um dos tipos de vegetação da Mata Atlântica.

Outra atração são os papagaios-do-peito-roxo, que havia sido considerados extintos mas acabaram sendo reintroduzidos por um trabalho de recuperação e solturas coordenado pelo Instituto Espaço Silvestre.

A administração do parque é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), unidade de Palmas-PR. As visitas serão monitoradas com o apoio de alunos formados pelo programa Protetor Ambiental, da Polícia Ambiental.

O chefe do parque, Juliano Rodrigues de Oliveira, disse que até o final do ano uma nova trilha, de 1,5 mil metros, será sinalizada. Um dos objetivos das visitas é trabalhar a educação ambiental.

As visitas podem ser agendadas pelo telefone 46-3262-5099 ou pelo email juliano.oliveira@icmbio.gov.br

http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/noticia/2015/10/parque-n…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.