VOLTAR

Parque Nacional da Tijuca lança portal na Internet

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
14 de Dez de 2011

A equipe do Parque Nacional da Tijuca, no Rio, aposta em mais uma ferramenta digital para melhorar a divulgação dos serviços ambientais e de atendimento ao cidadão: um portal. O endereço é www.parquedatijuca.com.br. O projeto, realizado em parceria com a Associação de Amigos do Parque, ONG sediada no Parque Lage, vem sendo construído ao longo dos últimos dois anos com a empresa de webdesign Tribo 12.

Lançado no evento de comemoração aos 150 Anos de Reflorestamento, o site inicialmente foi pensado como apenas mais um complemento na comunicação com o público. Entretanto, é mais do que isso. É uma ótima oportunidade para divulgar todo o trabalho feito na conservação da biodiversidade do Parque e convocar o visitante a participar dessa ideia. "Recebemos visitantes de todo o mundo, interessados nos mais variados temas, de meio ambiente a visitas guiadas. Por isso não podemos pensar em ficar sem esse tipo de suporte", comenta Loreto Figueira, chefe da unidade.

De fato, o público do Parque se desdobra em diversos perfis, incluindo atletas, estudantes, pesquisadores, casais enamorados e muitos outros tipos de visitantes que buscam na exuberante silhueta verde, na tranquilidade dos passeios, no singular recorte montanhoso ou na temperatura amena, momentos únicos de integração com a natureza. Avistado de qualquer ponto da cidade, o Parque Nacional da Tijuca é responsável pela identidade do Rio, oferecendo ao carioca, e demais turistas, recordações dignas dos mais belos postais do mundo.

NAVEGAÇÃO - O portal conta com uma navegação fácil e objetiva, dividindo o conteúdo informativo em seções que abordam desde a história da unidade às principais notícias sobre ações e projetos desenvolvidos por parceiros e instituições gestoras, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além disso, o internauta tem acesso ao calendário de eventos e mutirões realizados periodicamente, podendo solicitar mais detalhes ou ingresso ao grupo de voluntários do Parque.

Outro ponto que merece destaque é o infográfico apresentado na primeira página. Com ele é possível compreender um pouco mais da estrutura do Parque, que, compartimentado em quatro setores, pode ser acessado por muitos pontos da cidade, como Alto da Boa Vista, Cosme Velho, Barra da Tijuca e Jardim Botânico. Ao passar o mouse sobre um mapa interativo, ficam visíveis não só os caminhos, mas também os principais atrativos e um breve histórico de cada um destes.

A dinâmica de postagem de fotos, vídeos e textos, cria alternativas diferentes para trabalhar o conhecimento sobre a unidade. Com isso, podem ser publicados desde vídeos institucionais até disponibilizadas teses de graduação e pós-graduação feitas no Parque, passando por notas de fatos corriqueiros. O Plano de Manejo, instrumento que norteia as atividades e as ações dentro do Parque, também se encontra acessível para download e consulta pública.

Somado aos muitos projetos em curso no Parque Nacional da Tijuca, certamente a chegada dessa ferramenta vai possibilitar não só uma comunicação mais ampla com os visitantes, mas também uma gama de novas possibilidades ainda não contempladas na gestão da Unidade.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2423-parqu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.