VOLTAR

Parque Margherita segue sem plano de manejo ambiental

Jornal Diário dos Campos - https://www.diariodoscampos.com.br
Autor: Danilo Kossoski
29 de Jan de 2019

Parque Margherita segue sem plano de manejo ambiental
29/01/2019 às 18:16

Danilo Kossoski

Anunciada em julho de 2018, a cessão do parque municipal Margherita Sannini Masini ao grupo Cescage ainda não tem data para ocorrer. Segundo a prefeitura de Ponta Grossa, o que ocorreu no ano passado foi a assinatura de um protocolo de intenções para que o espaço tivesse sua administração cedida ao grupo de ensino. O documento foi assinado também por representante do IAP, mas a efetiva utilização do local depende de liberação do município.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que ainda está ocorrendo o trâmite de processo administrativo para cessão de uso do local, por tratar-se de uma unidade de Proposta é criar centro de educação ambiental conservação. Enquanto esse trâmite não chegar ao fim, o parque continua sendo reduto
para usuários de entorpecentes e espaço para vândalos.

A estrutura do banheiro está totalmente destruída e pichada, as luminárias serviram para tiro ao alvo. A placa de entrada está ao chão e as que continuam em pé foram vandalizadas. As trilhas de asfalto permanecem sem uso. O professor Ludovico Omar Bernardi, CEO do Cescage, informou que é preciso esperar. "Nada pode ser feito enquanto os procedimentos burocráticos do município não forem concluídos", declara.

Pela proposta, apresentada em julho do ano passado, o grupo Cescage ficariam responsável pela revitalização do parque, o que incluiria recuperação da flora e fauna silvestre existente em torno de nascentes e cursos de água. O foco principal seriam o cuidado com as espécies ameaçadas de extinção, além da oferta de atividades voltadas para educação e direito ambiental.

Melhorias
Ainda foram anunciadas melhorias na iluminação, segurança, limpeza e reformas estruturais nas áreas de atendimento ao público, o que incluiria sanitários e eventuais lanchonetes. Um centro comunitário de educação ambiental contendo salas de aula, e onde poderiam ocorrer palestras e atividades culturais voltadas a alunos de escolas da cidade e região, também deve ser erguido. Dessa forma, a junção de preservação ambiental com ensino regular devem
ocorrer como era no início dos anos 2000 por iniciativa da prefeitura.

Investimento
Está entre as propostas para o espaço um jardim sensorial com horta orgânica e plantação de fitoterápicos, paisagismo, mini zoológico com animais domésticos, animais silvestres e aves reabilitadas. O parque, localizado entre o Centro e o bairro Estrela, próximo ao Hospital da Criança, possui área de cerca de 58 mil metros quadrados e pertence ao município. Parte havia sido adquirida pelo município em 1985 e, em 2011, foi desapropriado o restante da
área, ocasião em que foram pagos cerca de R$ 900 mil ao antigo proprietário. O local ainda recebeu melhorias em parceria público-privada no final de 2013 mas, nos anos seguintes, voltou a ficar sem utilização.

https://www.diariodoscampos.com.br/noticia/parque-margherita-segue-sem-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.