VOLTAR

Parque Indígena Tumucumaque terá mapa ambiental

Site da Funai
06 de mai de 2002

Uma parceria da Funai com a participação dos índios Tirió e Wayana e da organuização não-governamental Amazon Conservation (ACT), dos Estados Unidos, está iniciando os trabalhos para a criação do mapa ambiental da Terra Indígena Parque do Tumucumaque. O Parque, localizado no norte do Pará e oeste do Amapá faz fronteira com o Suriname e, no Brasil, tem 3.071.068 hectares. O Mapa abrangerá a área total do Tumucumaque que é de quatro mil hectares.
A exemplo do Mapa Ambiental Kamaiurá, lançado na semana passada na Funai e preparado com a participação dos índios, o trabalho que está sendo feito na T.I. Parque Tumucumaque também trará informações passadas pelos indígenas Tirió e Wayana, tanto do lado brasileiro como da área que está localizada no Suriname e também é habitada pelas etnias. A preparação do mapa exige um trabalho de pesquisa, que está envolvendo a participação de representantes indígenas, da AER de Macapá e da ACT. O mapa físico da região está sendo fornecido pelo Exército Brasileiro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.