VOLTAR

Parque Imperatriz Leopoldina celebra 11 anos e prepara instalação de novos espaços

Prefeitura Municipal de São Leopoldo - http://www.saoleopoldo.rs.gov.br/
12 de Dez de 2017

Parque Imperatriz Leopoldina celebra 11 anos e prepara instalação de novos espaços

Prefeitura Municipal de São Leopoldo

No dia 8 de dezembro, o Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina, completou 11 anos de existência. O encerramento das comemorações, que iniciaram na quinta-feira (8), foi no domingo, 10 de dezembro. Neste período, ocorreram diversas ações como trilhas ecológicas e distribuição de materiais explicativos e de educação ambiental.

No domingo (10), o prefeito Ary Vanazzi participou das atividades e relembrou a história da implantação da unidade de conservação. "Talvez seja o único espaço com área de preservação permanente na região central de uma cidade. Não é apenas um espaço de lazer é um instrumento sagrado da natureza. Um local também para a realização de pesquisas relacionadas à ecologia pela grande quantidade de animais e plantas que aqui vivem. A população de São Leopoldo precisa ter orgulho do nosso Parque", disse.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Darci Zanini, anunciou algumas melhorias que serão realizadas no ano de 2018. "Vamos reformar o mirante que será a sede do Centro Permanente de Educação Ambiental, teremos a instalação de 11 câmeras de videomonitoramento, reforma da Estação Metrológica e dos brinquedos das áreas de lazer. Também teremos mais três ações dentro do parque. Vamos fazer um Plano de Manejo em Conservação específico para áreas alagadas. A construção de um trilha suspensa de 800 metros, com acessibilidade e que permite a visita em dias de cheias. Também vamos revitalizar o antigo leito do arrio Kruse que passa por dentro do Parque.

Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina

Trilhas ecológicas, espaço de pesquisas, áreas de esportes e lazer integram o Parque Imperatriz Leopoldina com a cidade, uma Área de Preservação Permanente (APP) com mais de 170 hectares a serviço da comunidade local.

A infraestrutura do local é dividida em duas partes, uma voltada para o lazer, com quadras de futebol de areia, vôlei, pracinha infantil, canchas de bocha e churrasqueiras cobertas, e outra dedicada à preservação, dispondo trilha ecológica, estação meteorológica, viveiro de plantas e Jardim Botânico.

A função do Jardim Botânico, aliado ao Centro de Educação Ambiental, é colocar a população em contato com o que restou da Mata Atlântica, unindo a proximidade da natureza com lições de educação nessa área, contribuindo assim para a preservação e o estudo da biodiversidade local, entre eles o inventário florístico e fitossociológico, a recuperação de áreas degradadas, a fenologia e coleta de sementes para produção de mudas e a Etnobotânica. O Parque Municipal também conta com uma Estação Meteorológica e um Centro de Atividades Físicas para Idosos, além de uma série de outros atrativos ecológicos.

http://www.saoleopoldo.rs.gov.br/?titulo=&template=conteudo&categoria=&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.